Miguel Pedro, acompanhado por Jorge Coelho, apresenta-se dia 1 de Novembro, pelas 23h00, no Teatro Esther de Carvalho, em Montemor-o-Velho, no âmbito do Space Festival, onde irá tocar “Sonofobia”, o seu álbum de música electrónica exploratória editado o ano passado, no que será a sua terceira exibição ao vivo, depois da estreia no Mucho Flow em Novembro de 2023 e da passagem pela Noite dos Reis da Bazuuca em Janeiro passado.
Depois de uma prolongada hibernação de 16 anos, os Pluto, formados em 2002 por Ruca Lacerda, Manel Cruz, Peixe e Edu Silva, vêm, desde a sua reactivação em 2022, acumulando uma série de fantásticos concertos – não admira, assim, que, depois de terem estado presentes na 1.ª edição, em 2022, voltem a ser chamados para a 3.ª edição do Rock À Moda do Porto, a ter lugar como sempre no Palácio de Cristal, onde se apresentam a 25 de Outubro.
Vasco Vaz e Miguel Pedro assinaram a composição e a direcção musical do quinto tomo do ciclo “Sete Anos Sete Peças”, denominado “Sexta-Feira: O Fim do Mundo… Ou Então Não”, da autoria da coreógrafa Cláudia Dias e estreado em 2020. A peça volta a ser apresentada, agora no Teatro Académico Gil Vicente, em Coimbra, dia 19 de Outubro, pelas 18h30, com Vasco Vaz e Miguel Pedro a assumirem, também, a interpretação musical, ao vivo, da sua banda-sonora.
Integrado na programação anual do festival Impulso, a Season Impulso 2004, o Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha acolhe, no dia 18 de Outubro, pelas 21h30, o novo espectáculo de Adolfo Luxúria Canibal, António Rafael, Henrique Fernandes e Jorge Coelho, "Estilhaços de Escuridão", que inclui a peça “As Listas de Lilith” da documentarista sonora Sofia Saldanha (1975-2022), galardoada em Maio de 2023 com o Grande Prémio do Prix Marulič.
Os Mão Morta aproveitam o adiamento da digressão do novo espectáculo “Viva La Muerte!” para entrarem em estúdio e gravarem os nove temas que o compõem, tendo em vista a edição do respectivo disco quando da data de estreia, a 18 de Janeiro de 2025, no Theatro Circo, em Braga. Assim, a partir de 26 de Setembro fixam-se no Arda Recorders, no Porto, para, com Zé Nando Pimenta, darem forma àquele que será o seu 16.º álbum de originais, “Viva La Muerte!”.
Por motivos de saúde, a digressão do espectáculo “Viva La Muerte!” foi adiada. Adolfo Luxúria Canibal vai ser submetido a uma intervenção cirúrgica urgente que requer prolongado repouso, o que inviabiliza a sua participação tanto nos ensaios e preparativos finais como nos espectáculos nas datas previstas. Assim, a digressão passa a ter lugar entre Janeiro e Março de 2025 nas cidades de Braga, Faro, Ourém, Lisboa, Guimarães e Aveiro. “Viva La Muerte!” comemora os 40 anos da banda e os 50 anos do 25 de Abril com a denúncia do ar dos tempos e da pulsão de morte que traz o retorno do ódio e da intolerância.
Por motivos de saúde, o concerto de Mão Morta no Luna Fest no próximo dia 8 de Setembro foi cancelado. Adolfo Luxúria Canibal vai ser submetido a uma intervenção cirúrgica urgente cujo pós-operatório requer prolongado repouso absoluto, o que inviabiliza a anunciada participação da banda na segunda edição do festival de Coimbra dedicado à mitologia rock’n’roll.
No ano em que o 25 de Abril celebra 50 anos, os Mão Morta perfazem 40 anos de existência ininterrupta desde a sua formação em Novembro de 1984. Sem esse dia primeiro da liberdade os Mão Morta jamais teriam existido. Assim, numa época em que a ameaça de regresso do fascismo se torna palpável, os Mão Morta celebram a dupla efeméride com “Viva La Muerte!”, um espectáculo que denuncia o ar dos tempos e a pulsão de morte que traz este retorno do ódio e da intolerância, numa digressão que, entre Setembro e Novembro, passa por Braga, Lisboa, Faro, Aveiro, Ourém e Guimarães.
Os Mão Morta deslocam-se a Coimbra para participar na segunda edição do Luna Fest, o novíssimo festival urbano dedicado à nostalgia, tipicamente coimbrã, da mitologia rock’n’roll, entre lendas do passado e figuras de culto preferencialmente punk e garage. Este ano o festival conta com um segundo palco destinado à música portuguesa com ligações à cidade, designado palco Lux, programado pela editora Lux Records. É neste palco que os Mão Morta se apresentam, tal como os Club Makumba e os So Dead, na noite de 8 de Setembro.
O novo espectáculo de Adolfo Luxúria Canibal, António Rafael, Henrique Fernandes e Jorge Coelho, "Estilhaços de Escuridão", que inclui a peça “As Listas de Lilith” da documentarista sonora Sofia Saldanha (1975-2022), galardoada com o Grande Prémio do Prix Marulič – International Radio Festival em Maio de 2023, é apresentado dia 9 de Agosto, pelas 19h20, no palco Zeca Afonso do singular festival Bons Sons, que tem por cenária a aldeia de Cem Soldos, em Tomar, que acolhe nas ruas, largos e praças do seu perímetro os 8 palcos do festival.
Os Mão Morta só iniciam a sua temporada de espectáculos ao vivo de 2024 em Agosto, mas não o podiam fazer de melhor maneira, com a estreia na segunda edição do Festival Ponte d’Lima, que apesar da juventude se perfila já como um dos mais estimulantes festivais do Verão português. Os Mão Morta tocam dia 2, pelas 20h30, quando a noite se apresta a engolir o dia, partilhando o palco com os londrinos Shame e os californianos !!! (Chk Chk Chk).
No dia a seguir ao início da temporada de espectáculos ao vivo, os Mão Morta estreiam-se num dos mais aclamados e históricos festivais de metal a nível nacional, o Vagos Metal Fest, onde a 3 de Agosto partilham o palco com mais 7-bandas-7, no que antevemos ser uma poderosa enxurrada de cromados e sons extremos a abrir caminho para o black metal industrial dos suíços Samael e o metal sinfónico dos neerlandeses Epica.
Miguel Pedro, Vasco Vaz e Ruca Lacerda actuam como Mundo Cão a 26 de Julho, na abertura da Feira Raiana de Idanha-a-Nova. Formados em 2003 para dar corpo à voz do actor Pedro Laginha, e depois de 4 álbuns de originais – tendo o último sido editado no já longínquo ano de 2018 – e uma existência de intermitências várias, os Mundo Cão, que contam ainda na sua formação com Canoche e Frederico Cristiano, entregam-se agora ao hedonismo do concerto anual. Que é este!
Os Pluto vão actuar dia 15 de Junho no Palco Galp da edição deste ano do Rock in Rio Lisboa. Regressados em 2022, depois de uma prolongada hibernação, a banda de Ruca Lacerda, Manel Cruz, Peixe e Edu Silva, cujo primeiro tema novo em 19 anos, “Túnel”, em Novembro de 2023, foi festejado com um trio de concertos esgotados em Lisboa e Porto, lançou já no início do mês de Maio um novo single, “Quadrado”, que agora se apresta a levar a palco. Já no Rock in Rio.
Adolfo Luxúria Canibal estará no dia 25 de Maio, pelas 16h00, no Guarda-Livros – 2.º Salão do Livro da Guarda, na Alameda de Santo André, a falar do livro “Poemas (1949-1995)”, editado em 2022 pela Officina Noctua, que reúne as 37 poesias de Heiner Müller por si traduzidas e de onde foram seleccionados os 19 textos que originaram o espectáculo, depois disco, “Müller no Hotel Hessischer Hof”, estreado pelos Mão Morta em Janeiro de 1997 no Centro Cultural de Belém.
A Casa da Cultura de Setúbal apresenta dia 18 de Maio, Sábado, pelas 21h30, no Auditório do Cinema Charlot, integrado no ciclo Emergências, o novo espectáculo de Adolfo Luxúria Canibal, António Rafael, Henrique Fernandes e Jorge Coelho, "Estilhaços de Escuridão", que inclui a peça “As Listas de Lilith” da documentarista sonora Sofia Saldanha (1975-2022), galardoada com o Grande Prémio do Prix Marulič – International Radio Festival em Maio de 2023. Veja aqui o vídeo do tema “Prometo”, realizado por Joana Domingues para o Canal 180.
Em 2024 os Mão Morta perfazem 40 anos de existência ininterrupta, desde a sua formação em Novembro de 1984. Por coincidência, em 2024 decorrem 50 anos sobre o golpe de Estado que pôs fim à ditadura fascista, a 25 de Abril de 1974. Sem esse dia primeiro da liberdade os Mão Morta jamais teriam existido. Assim, numa época em que a ameaça de regresso do fascismo se torna palpável, os Mão Morta vão celebrar a dupla efeméride com um espectáculo sobre a pulsão de morte que origina este retorno do ódio e da intolerância. Novidades em breve.
Adolfo Luxúria Canibal e Marta Abreu levam Goela Hiante ao Open Day do GNRation, dia 27 de Abril, pelas 18h00, na Black Box. É a tão aguardada estreia em Braga da sua performance de spoken word e manipulação sonora, depois de ter já passado por Aveiro, Porto, Viseu, Bragança, Coimbra, Leiria, Lisboa ou Évora com a poesia de Manuel de Castro, António José Forte, Mário-Henrique Leiria, João Damasceno, Daniel Maia-Pinto Rodrigues ou Luís Miguel Nava.
Na noite de 24 para 25 de Abril tem lugar no Largo dos Artistas, em Vila do Conde, o “Expressão da Liberdade”, espectáculo de rua que a partir das 23h00 junta música, poesia, performance e dança e que culmina às 00h20 com a cantoria conjunta da “Grândola Vila Morena”, hora da sua passagem na rádio como senha para os militares do 25 de Abril de 1974. Adolfo Luxúria Canibal vai participar no “Expressão da Liberdade” numa parceria com o saxofonista João Mortágua.
Adolfo Luxúria Canibal, António Rafael, Henrique Fernandes e Jorge Coelho apresentam dia 22 de Março, pelas 22h00, no Teatro Gil Vicente, em Barcelos, no ciclo Triciclo, o disco "Estilhaços de Escuridão", que inclui a premiada peça “As Listas de Lilith” da documentarista sonora Sofia Saldanha (1975-2022), vencedora do Grande Prémio do último Prix Marulič – International Radio Festival, em Maio de 2023. Veja aqui o vídeo de Joana Domingues para o tema “Prometo”.
Adolfo Luxúria Canibal, António Rafael, Henrique Fernandes e Jorge Coelho, acompanhados pelo Ensemble Vocal EPME, apresentam a 23 de Março, pelas 21h30, no Auditório de Espinho | Academia, uma versão especial do seu novo disco, "Estilhaços de Escuridão", que inclui a premiada peça “As Listas de Lilith” da documentarista sonora Sofia Saldanha (1975-2022), que obteve o Grande Prémio do último Prix Marulič – International Radio Festival, em Maio de 2023.
No dia 16 de Março, a partir das 23h00, os Pluto apresentam-se em Braga, na discoteca Lustre, naquela que é a sua primeira incursão pela cidade. A banda, formada em 2002 por Ruca Lacerda – a exercer funções de baterista – com Manel Cruz, Peixe e Edu Silva, lançou um único álbum, “Bom Dia” (2004), antes de entrar em prolongada hibernação. Retomou actividade em 2022, tendo no ano passado editado “Túnel”, o seu primeiro tema novo dos últimos 19 anos.
Ana Deus e Marta Abreu têm apresentado desde 2022 o espectáculo de poesia e electrónica “Eu Fui Silêncio”, criado a partir de poemas de várias poetisas, mulheres que apesar de censuradas, silenciadas ou desprezadas lutaram para que a sua voz fosse ouvida. No dia 8 de Março, Dia da Mulher, pelas 23h00, a sua apresentação será em Lisboa, no Damas, na Rua da Voz do Operário, à Graça, e conta com a presença de Adolfo Luxúria Canibal como convidado especial.
Adolfo Luxúria Canibal, António Rafael, Henrique Fernandes e Jorge Coelho apresentam dia 9 de Março, pelas 21h30, na Teatro-Cine de Torres Vedras, o disco "Estilhaços de Escuridão", que inclui a premiada peça “As Listas de Lilith” da documentarista sonora Sofia Saldanha (1975-2022), vencedora do Grande Prémio do Prix Marulič – International Radio Festival em Maio de 2023. Veja aqui o vídeo que Joana Domingues realizou para o tema “Prometo”.
A Garagem Records, em parceria com a Black Train, recuperou velhas demos de 1985 e 1986, com temas que os Mão Morta gravaram para concorrerem ao 1.º Concurso de Nova Música Rock, no Porto, e ao 3.º Concurso de Música Moderna do RRV, em Lisboa, e a gravação de um dos seus primeiros concertos, no Aniki-Bobó, no Porto, e compilou-as num álbum vinil de archives & dokuments que intitulou “Até Cair: As Primeiras Gravações 1985-1986”. Já à venda!
Miguel Pedro participa na primeira das duas Noite(s) dos Reis da Bazuuca - cuja 4.ª edição decorre a 5 e 6 de Janeiro de 2024, no Lustre, em Braga -, onde irá apresentar, acompanhado por Jorge Coelho, o álbum “Sonofobia”, editado pela Revolve em Novembro passado, que compila as suas mais recentes e radicais experiências pelo mundo da electrónica exploratória na criação de gráceis e frágeis narrativas sonoras de pura delicadeza.
2021 - . Mão Morta . Todos os direitos reservados
2021 - . Webdesign by publiSITIO . design e comunicação . Todos os direitos reservados